terça-feira, 8 de julho de 2008

Matemática como instrumento de conhecimento

A Matemática não pode continuar a ser vista como um conjunto de conhecimentos acabados, perfeitos, abstratos. Na sociedade atual, caracterizada por profundas e aceleradas mudanças, a Matemática tem que ser considerada como conhecimento em construção permanente. A aprendizagem da Matemática deve estimular a curiosidade e desenvolver a capacidade do aluno para formular e resolver problemas que contribuam para a compreensão, apreciação e poder de intervenção no mundo que nos rodeia. Neste processo é preciso proporcionar ao aluno a experiência e o prazer de enfrentar desafios que contribuam para desenvolver a capacidade de usar a Matemática para analisar e resolver situações problemáticas, para raciocinar e comunicar, para ser autoconfiante.
Admitir que só determinados alunos são capazes de aprender matemática, conclusão a que se chega por observação superficial do que acontece nas salas de aula, seria aceitar que certos homens descobriram forma de atividade mental que não é comum ao ser humano. Ora, ao que parece ser verdade é, justamente, o contrário. O pensamento humano, em sua plenitude operatória, não senão um " pensamento matemático".
" O homem não poderia construir, como instrumento de trabalho mental, senão uma técnica que corresponde à sua própria essencialidade funcional"(Luiz Alberto Brasil).
O homem é um ser matemático.
Nesta perspectiva entendemos que é necessária uma renovação no processo ensino/aprendizagem da Matemática para que a prática atual em muitas escolas se transforme e os professores dêem importância à atualização dos seus conhecimentos e ao estudo das recentes investigações nesta área, são as razões justificativas desta acão.

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